“Educar não é tarefa fácil! Os pais precisam perceber seu papel como educadores, refletir sobre comportamentos e entender os próprios erros – estes são os principais pilares do Coaching Familiar. As crianças precisam ser constantemente estimuladas com palavras e atitudes positivas, trabalhando sua autoestima e liderança. Os autores contam cases de sucesso e comentam as queixas mais comuns que recebem e apresentam soluções para elas. Outro ponto trabalhado pelos coaches é a comunicação – uma das chaves para que as relações sejam descomplicadas. Eles também falam sobre psicologia positiva e a necessidade de uma real aproximação entre pais e filhos: saber escutar, perguntar sobre as opiniões dos filhos e saber se desculpar quando estiver errado. Crianças aprendem muito mais com exemplos do que apenas palavras. Dessa forma, o livro propõe uma reflexão sobre a educação unilateral e impositiva praticada por muitos adultos. ” Saiba mais sobre o livro Coaching Familiar, clicando aqui. Clique aqui, e conheça o Projeto ENCONTROS ESSENCIAIS: Pais & Filhos.

 

——–

Sugestões de leituras para mães e pais de primeira viagem

O nascimento de uma criança marca um momento único na vida de uma mulher. Entretanto, os filhos não chegam com um manual de instruções e é muito comum que, com o passar do tempo, aumente a ansiedade da mãe e também as dúvidas. Pensando nisso, sugiro a leitura de alguns livos, documentários e filmes que todos os grávidos (Pais e Mães) de primeira viagem precisam ler.

 

 

 

 

 

 

Livro

Origens Mágicas, Vidas Encantadas (Deepak Chopra)

Um manual para formar pais conscientes, homens equilibrados e um mundo melhor. Assim pode ser definido Origens mágicas, vidas encantadas, livro que analisa detalhadamente todo o processo da concepção de uma vida, sob três pontos de vista diferentes: fisiológico, psicológico e espiritual. Mais uma obra de Deepak Chopra, considerado o papa da medicina alternativa, a publicação também traz uma série de exercícios práticos para harmonizar a vida em família, assim como receitas para aliviar dores comuns na gravidez e fortalecer o espírito. Em Origens mágicas, vidas encantadas, Deepak Chopra esmiúça todas as fases da gravidez, explicando o que acontece com o corpo da mulher e com o feto, mostrando as mudanças que essas transformações provocam nas famílias e ensinando a atravessar esse período sem angústias ou sentimentos negativos. Para o autor, um meio ambiente equilibrado gera pessoas equilibradas. Além de mostrar o passo a passo da gestação e dar orientações sobre como agir nesse período, “Origens mágicas, vidas encantadas” ensina a despertar a espiritualidade através da gravidez. Segundo Chopra, as informações oferecidas na obra podem melhorar a saúde da sociedade de maneira geral. “O sofrimento, a depressão e a criminalidade que nos cercam a cada dia são manifestações de uma perda de equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Essa perda com frequência se inicia bem no princípio de uma vida antes do nascimento. A tendência para um estado de saúde equilibrado e para a inteireza e a tendência de perder esse equilíbrio intrínseco, mas delicado, estão presentes sob a forma de semente no momento da concepção”, garante o autor.

 

 

 

 

 

Série (Netflix)

Filme completo

Material para discussão após o filme

O Começo da Vida (Maria Faria Filmes)

 

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.

O Começo da Vida convida todo mundo a ser um agente de mudança na sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Um movimento global a partir de um filme. O filme é só o começo. Vamos juntos construir uma nova realidade!

 

 

 

 

 

Livro

A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra (Laura Gutman)

Após anos dirigindo uma instituição de apoio à família. a psicoterapeuta familiar Laura Gutman trata com profundidade todos os aspectos que envolvem a experiência da gestação. A maternidade e o encontro com a própria sombra é uma leitura valiosa para as mulheres que precisam e desejam entender suas emoções durante essa fase e superar a insegurança. que pode prejudicar a criação de um filho.

Gutman. autora de best sellers na Argentina e na Espanha. discorre sobre diversos temas de interesse da gestante ou de quem é mãe há pouco tempo. como a separação física e emocional entre a mulher e o bebê. a depressão pós-parto. os cuidados com o recém-nascido. a sexualidade. a amamentação. as necessidades não correspondidas de mãe e filho. o papel do pai e as influências de uma realidade familiar instável na psique da criança.

De forma singela. a autora utiliza a psicologia para oferecer às mães o conhecimento e as orientações fundamentais para proporcionar aos seus filhos uma infância saudável e repleta de amor.

 

 

 

 

 

Livro

Parto Normal Ou Cesárea? (Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte)

 

Este livro apresenta os resultados de pesquisa conduzida pelo Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) que investigou as Tensões estruturais entre meio-ambiente e crescimento econômico. Congregando especialistas de vários setores (economia, sociologia, filosofia, antropologia, física e ciência ambiental) e diferentes países, ela desenvolveu-se entre 2007 e 2008 e procurou aprofundar uma visão anti-hegemônica da natureza sistêmica de um dos maiores impasses civilizacionais deste século: a espécie humana corre um sério risco de desestabilização porque sua saúde e suas atividades dependem do bom funcionamento dos ecossistemas – que estão colapsando – e de recursos naturais abundantes, que passam a escassear devido aos nossos modos de produção e consumo.

 

 

 

 

 

Livro

 

O Livro da Maternagem (Thelma Oliveira)

Este livro é um verdadeiro compêndio sobre maternagem. Leitura obrigatória para pais, mães, cuidadores, avós, educadores, tios, madrinhas… enfim para todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento saudável da pessoa desde a gestação à adolescência

 

 

 

 

 

 

 

Livro

Quando o Corpo Consente (Therese Bertherat)

 

“Este é o diário da minha filha Marie. Com palavras simples, ela conta o que experimentou em seu corpo e percebeu na própria carne durante nove meses. Para lhe transmitir isso, ela prosseguiu sua pesquisa com inteligência e rigor. Sempre de forma generosa e com a doçura obstinada que é o seu jeito de ser… Mas que não haja equívoco: esses nove meses que a tornaram mãe não devem ser vistos como convite à caminhada fácil…”

 

 

 

 

 

Livro

 

Minha Gravidez e Meu Bebê (MarianoTamura e Luiz Vicente Ribeiro)

 

Este livro é um guia objetivo, escrito por especialistas nas áreas de obstetrícia, pediatria, nutrição, psicologia e pedagogia. Nele você irá encontrar informações fundamentais para você acompanhar a gravidez e os primeiros anos do seu bebê. Dicas para cuidados com o seu corpo e sua saúde, durante a gravidez e após o parto. Lista de compras, registros de consultas, calendário da gravidez e listas de desenvolvimento do bebê. Muitas fotografias, ilustrações e diagramas úteis e simples de entender.

 

 

 

 

 

Livro

Parto ativo: Guia prático para o parto natural – A história e a filosofia de uma revolução… (Janet Balaskas)

 

O melhor modo de se preparar para o parto é preparando o próprio corpo. Os exercícios apresentados neste livro, baseados no Yoga para a gravidez, vão conduzir a mulher aos seus próprios instintos naturais para o trabalho de parto e para o parto. Paralelamente vão cultivar os procedimentos corporais adequados e naturais para uma gravidez saudável e prazerosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro/Filme

 

A recente versão de “O Que Esperar Quando Você Está Esperando” traz novas informações sobre a escolha do médico, os planos de pré-concepção, o parto e os direitos das gestantes, e foi apontado pela prestigiada revista Self como um “clássico na área da saúde”. Adaptado para o cinema, o filme homônimo traz no elenco: Cameron Diaz, Chris Rock, Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro

 

Crianças francesas não fazem manha: Os segredos parisienses para educar os filhos (Pamela Druckerman)

 

A jornalista americana Pamela Druckerman se muda para Paris logo após se casar. Lá, além das diferenças culturais mais conhecidas, começa a observar que as crianças se comportam de forma muito mais educada do que jamais viu. Estarrecida, ela percebe que os jantares nas casas dos franceses não são eventos caóticos em que crianças interrompem os adultos, brigam com os irmãos ou reclamam dos legumes.
Esse é apenas um dos exemplos que a fazem querer descobrir qual é a mistura de autoridade e relaxamento dos pais que faz com que as crianças francesas sejam tão comportadas, sem ficarem reprimidas ou sem personalidade. Afinal, qual é o segredo para que durmam a noite toda? Para que não tenham ataques de birra em público? Para que sejam educadas à mesa e experimentem muito mais do que nuggets e batatas? Para que desenvolvam a autoestima e se tornem articuladas?
Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam. Pamela nota que os franceses conseguem balancear admiravelmente suas necessidades e as das crianças, não se acorrentam a um falso conceito de pais perfeitos e, ainda assim, são atentos, carinhosos e criam filhos educados e felizes.
Crianças francesas não fazem manha, resultado da observação de anos da autora, é um relato inteligente, bem-humorado e ao mesmo tempo bem-fundamentado dos segredos dos franceses para ter filhos criativos e educados — e também um manual para os pais não se tornarem escravos de pequenos tiranos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro

 

Soluções Para Disciplina Sem Choro – Maneiras Gentis Para Incentivar o Bom Comportamento (Elizabeth Pantley)

Livro traz ferramentas importantes que mostram como criar bem os filhos a partir de maneiras agradáveis que incentivam o bom comportamento se adaptando a personalidade de cada criança.
Solução para disciplina sem choro, baseia-se em um fato importante: os pais conhecem seus filhos melhor que ninguém. Este livro transforma a disciplina em uma experiência positiva, oferecendo uma variedade de técnicas comprovadas. – Conquistar os três ‘Cs’ importantes da disciplina para crianças: cooperação, comunicação e consistência. – Aliviar ou prevenir ataques de birra e eliminar choramingo
– Lidar com a sua própria raiva
– Revelar e resolver o problema real que alimenta o comportamento do seu filho.