Curso de Aperfeiçoamento gratuito – Produção de recursos autoinstrucionais para EAD

Curso de Aperfeiçoamento gratuito – Produção de recursos autoinstrucionais para EAD

Este curso faz parte do projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão intitulado “Projeto de Curso de Aperfeiçoamento: Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EAD)” resolução Nº 1.916-CONSEPE, 04 de março de 2020.

Recomendo aos interessados em educação e carreira como docente a fazerem o Curso de Aperfeiçoamento em Planejamento Educacional da UFMA. 100% em EAD e gratuito com certificação de 180h.

Apresentação do curso

O curso apresenta fundamentos, etapas e finalidades do planejamento educacional de cursos autoinstrucionais para a EaD. Para isso, serão apresentados recursos educacionais que perpassam pela discussão dos desafios da educação atual, a partir das mudanças de acesso à informação e da definição de MOOCs (Massive Open Online Courses).

Também estarão disponíveis, neste curso, recursos educacionais que apresentam as correntes epistemológicas que embasam as principais teorias da aprendizagem, suas relações com o planejamento educacional e as especificidades desse planejamento para cursos autoinstrucionais da EaD. Dessa forma, espera-se contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de profissionais de nível superior que tenham interesse em produzir recursos educacionais para a EaD.

E atenção! “Planejamento educacional: por que, para que e como fazer?” faz parte do programa “Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD – PRA-EAD”, que possui 3 cursos de carga horária independente. O aluno poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 180 horas. Consulte ofertas disponíveis na aba “Cursos Relacionados” do seu Ambiente Virtual.

Confira as temáticas abordadas no curso:

  • Educação no século 21.
  • O processo de aprendizagem.
  • Justificativa teórica para realização do planejamento de ensino.
  • Etapas de elaboração do planejamento educacional.
  • Conceitos, importância e aplicabilidade da avaliação em EaD.
  • Modalidades de avaliação em EaD: diagnóstica, formativa e somativa.
  • Dimensões do processo avaliativo na perspectiva da EaD
  • Etapas do processo de avaliação em EaD.

Inscrição gratuita. Clique AQUI.

Estratégias de avaliação:

A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.

As atividades formativas não geram notas mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem, por exemplo, a situação-problema pré e pós-teste (obrigatória). Estas atividades estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais.

As atividades somativas, ou seja, as atividades que contabilizam nota, estarão disponíveis no “Mapa de Recursos”.

A distribuição da pontuação das atividades somativas está determinada da seguinte forma:

  • Resolução do questionário avaliativo: 50% da nota (valendo 50,0).
  • Preenchimento e envio do Plano Didático-Pedagógico interativo: 50% da nota (valendo 50,0).

Inscrição gratuita. Clique AQUI.

Orientando

Os comentários estão fechados.

ORIENTANDO QUEM ORIENTA Sociedade Empresária Limitada CNPJ: 44.697.421/0001-99