O Professor Paulo Freire, mestre inspirador das lideranças da #SMEC Itaguaí. Viva! Emancipação é um Processo! Viva!A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí, está promovendo a Jornada Acadêmica Centenário de Paulo Freire.

A abertura do evento aconteceu no dia 30 de agosto, convidada gentilmente fui, no entanto, presencialmente, não poderia. Ouvi arrepiada, que faziam questão da minha presença, no entanto, na segunda infecção do Covid19 (mesmo vacinada com as duas doses), não havia condições.Reuniram-se, então junto com a Secretária Educação e Cultura – Professora Nilce de Oliveira Nascimento Ramos, encontraram uma forma de contar com a minha presença na abertura na Jornada Acadêmica que tem como propósito aperfeiçoar os saberes necessários às atividades docentes.

Sílvia Silva, e minha/nossa participação além de fazer parte da abertura da “boniteza” da Jornada Acadêmica, agora também faz parte das homenagens no site exclusivamente criado para homenagens colaborativas a um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia Mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro.

Meu conterrâneo. No ano em que nasci foi exilado, e no dia que virou estrela ainda mais brilhante em 1977, 02 de maio, dia do meu nascimento. Paulo Freire VIVE!!

Sempre agradecida e emocionada pelas portas e corações abertos para a minha existência, validando quem sou eu para educar, submeti o vídeo de abertura da Jornada no site colaborativo.

Acesse: https://centenariopaulofreire.com.br/

Após análise, a publicação. Acesse, navegue, compartilhe… Paulo Freire na EMACIPAÇÃO de cada professora, professor e educador que tem na Pedagogia Crítica uma bússola!