Educador brasileiro buscou inspiração para seu trabalho num humanista indiano

Educador brasileiro buscou inspiração para seu trabalho num humanista indiano

Gonçalo Vicente de Medeiros é, hoje, o presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil www.valoreshumanos.org. Mas em 1986 era apenas um aposentado que estranhamente escolheu a Índia para passear, e impressionou-se com a gentileza de um menino, quando se dirigiu a uma torneira pública para beber água.
— O menino viu que se tratava de um estrangeiro e apressou-se em me servir. E não queria mais nada, além de mostrar sua generosidade. Depois soube que na escola em que estudava, valores humanos era uma disciplina que fazia parte do currículo.
Este menino, cujo nome ele não se lembra, morava na cidade de Puttaparthi, na estrada de Andhra Pradech, lugarejo onde vive Sai Baba, um monge que dedica sua existência à causa educacional. Em seus discursos, o monge não deixa de alertar que o comportamento dos professores, sobretudo daqueles que trabalham com educação infantil, moldará o caráter daqueles que passarem por suas mãos.
A fala de Medeiros é pragmática, mas não se molda pelo concreto. Em mais de uma hora de conversa sobre Educação, ele não pronunciou uma vez sequer a palavra pedagogia. Diga-se de passagem, ele não usou nenhuma terminologia pertinente à área educacional. Quando se dá a falar de escola, as palavras que repete são amor, radiação, felicidade, como quem entoa um mantra. 
Ele já formou 20 mil professores no Brasil em valores humanos, um curso que aprendeu nas cartilhas orientais, sob a orientação do monge Sai Baba (Satia significa Pai, e Baba, Mãe). O curso é programado para 16 horas, em dois dias. Os professores que participam, aprendem práticas de meditação e desenvolvem técnicas não de alfabetização, mas de “amor universal” e de “perdão”. Ele conta que os professores saem transformados e potencializados num instrumento multiplicador, com capacidade para irradiar o que aprenderam. O objetivo do programa é mostrar que paz também se aprende na escola. Este trabalho é voluntário e não envolve qualquer custo. É feito a partir de convênios com prefeituras e secretarias de Educação. Continue lendo. Clique AQUI.
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