Curadoria de materiais para Orientar o Pensamento Crítico na Educação de Crianças Atípicas

Curadoria de materiais para Orientar o Pensamento Crítico na Educação de Crianças Atípicas

Em meio aos desafios e às descobertas que permeiam a minha jornada como Orientadora Educacional de escola pública, especialmente do ensino fundamental, tenho mergulhado profundamente na essência das necessidades das crianças atípicas e suas famílias. Além dos laudos e das classificações que moldam muitas vezes nossas percepções, tenho me dedicado incansavelmente a ir além: compreender, apoiar e letrar de forma prática e acessível os pais e mães que protagonizam histórias tão singulares.

O material que compartilho não é somente um repositório de informações, mas sim um convite à reflexão e à construção conjunta de estratégias capazes de impulsionar o desenvolvimento do pensamento crítico dessas famílias, em especial.

A complexidade de compreender e apoiar famílias e atípicas exige mais do que palavras: requer ação, compaixão e um compromisso inabalável com a inclusão. E é com esse propósito que esta curadoria é apresentada, como uma ponte entre o desconhecido e o esclarecimento, entre a singularidade e a compreensão coletiva.

Acredito profundamente no poder transformador da informação pedagógica e da educação como alicerce para o florescer de cada pessoa, independentemente das diferenças que os tornam únicas. 

Juntos, podemos criar um ambiente onde cada criança, independentemente das suas peculiaridades, seja não apenas compreendida, mas celebrada e capacitada a alcançar a sua potencialidade máxima à luz de famílias bem informadas, letradas no universo da inclusão. 

A inclusão se inicia nas nossas atitudes!!

Meu compromisso vai além das palavras, é uma entrega constante para compreender, apoiar e guiar de maneira prática e empática educadores, pais e mães que escrevem histórias únicas ao lado de seus filhos. Buscando aprimoramento para oferecer um suporte mais robusto, mergulhei nas pós-graduações em ABA – Análise Aplicada do Comportamento e outra especificamente em Neuroeducação. Este estudo (ABA) profundo explora a interação entre ambiente, comportamento e aprendizagem, desvendando como o repertório e as respostas individuais podem construir os caminhos do desenvolvimento.

Convite

Assim, convido a todos a mergulharem neste guia, a compartilharem experiências e a trilharem um caminho de aprendizado mútuo com a curadoria de materiais eterna e infinita que apresento aqui e agora para você de fontes confiáveis, tais como: Portal de Boas Práticas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC), Escola de Saúde Pública do Paraná/Ministério da Saúde, entre outras que encontrei nos mergulhos para melhor orientar as famílias e educadores em geral.

  • Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para Pais, Cuidadores e EducadoresClique aqui.
  • Autismo: o que os profissionais precisam saber? Clique aqui.
  • Formação de Professores em Neuroeducação Clique aqui.
  • Capacitação Multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Clique aqui.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Clique aqui.
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Clique aqui.
  • Lei 13.370/2016 que reduz da jornada de trabalho de servidores públicos com filhos autistas. Clique aqui.
  • Lei 8.899/94: Garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos. A solicitação é feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Lei 8.742/93: A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Para ter direito a um salário mínimo por mês, o TEA deve ser permanente e a renda mensal per capita da família deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Para requerer o BPC, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o agendamento da perícia no site do INSS.
  • Lei 7.611/2011: Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado.
  • Lei 7.853/ 1989: Estipula o apoio às pessoas com deficiência, sua integração social, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público e define crimes.
  • Lei 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • Lei 10.048/2000: Dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e outros casos.
  • Lei 14.624: A Lei Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas através do uso de um cordão de fita com desenhos de girassóis. Pode ser utilizado por autistas, mas é importante ressaltar que mesmo utilizando o cordão é necessário utilizar documento que comprove a deficiência, caso seja solicitado.

Você busca orientação para educar e se comunicar melhor com seus filhos e alunos? Ofereço mentoria para educadores e instituições. Também coordeno um projeto inspirador ‘Encontros Essenciais Pais: Escola e Família’. Conheça minha obra Coaching familiar: Educação de filhos e solução de conflitos, lançada em 2018 pela editora paulista Literare Books International.

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