Quem sou eu para educar?

Quem sou eu para educar?

Quem sou eu para educar?

Essa pergunta ressoa profundamente em mim, considerando minha jornada como fundadora da empresa e minha trajetória na área educacional. Nasci no sertão, sendo a primeira filha de uma família típica pernambucana com seis filhos. Desde muito cedo, minha mãe, uma costureira, transmitiu-me seus próprios conceitos, permitindo-me fazer inúmeras conexões que ainda hoje moldam minha visão de mundo e, acima de tudo, me ensinaram a “ser gente”.

Os princípios fundamentais que minha mãe incutiu em mim, como “Escreveu, não leu, o pau comeu”, “Quando chegar quero encontrar pronto” e “Só te ensino uma vez”, estruturaram essas conexões. Após passarem pelo crivo da minha mente, percebo que minha mãe demonstrou sua competência amorosa ao disseminar valores observados, lançando-me para um mundo repleto de possibilidades. Essa educação permitiu o desenvolvimento das minhas múltiplas potencialidades criativas para a solução de problemas. Desde cedo, aprendi o verdadeiro significado do verbo “cuidar” e a importância de transgredir para ser.

Ao longo de mais de 4 décadas, tenho me dedicado ao desenvolvimento de lideranças e à gestão de talentos, oferecendo o impulso vital para pessoas e organizações que buscam ajuda, orientação e uma visão de futuro para alcançar o sucesso em meio à complexidade e volatilidade do 21. Utilizo métodos como aulas, palestras, coaching e mentoria, que gradualmente ganham espaço tanto nas organizações quanto nos meios acadêmicos, de forma intergeracional e transdisciplinar.

Pedagoga influenciada pela Pedagogia Crítica e pela Complexidade na contemporaneidade, sou Orientadora Educacional, professora universitária, palestrante, escritora com seis publicações em autoria, coautoria e coordenação editorial, além de empresária. Reúno experiências inovadoras, incluindo as cerificações em Educação Aberta no Brasil, Design Thinking e Líder Docente STEM pela Cátedra UNESCO/UNB e pela Educadigital, referência mundial no desenvolvimento de ações e projetos de educação aberta na cultura digital.

Além disso, atuo como podcaster, realizando leituras públicas seguindo a orientação da Associação Francesa La Voie des Livres, especializada em leitura em voz alta e formação de leitores públicos. Também sou facilitadora em Educação Midiática pelo Instituto Palavra Aberta e participo da campanha “Os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas”, garantida para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com mais de 40 anos de experiência na área educacional, tenho vivências tanto na educação pública quanto na privada. Entre minhas formações, destaco o MBA em Gestão Estratégica de Projetos Transdisciplinares e o curso em Master Universitario en Resolución de Conflictos y Mediación na Universidad Europea del Atlántico, que estou cursando atualmente. Também faço parte do Grupo de Mulheres do Brasil, uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero e a participação feminina em diversos setores da sociedade.

Paralelamente, sou aposentada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e continuo ativa como Orientadora Educacional, no município de Belford Roxo, Baixada Fluminense, na Escola Municipal Sargento Euclides Alves de Araújo. Ao mesmo tempo, continuo a desenvolver meu capital intelectual, buscando inspirar as pessoas a saírem do estado atual para o estado desejado por meio de vivências que promovem o realinhamento cultural de crenças, valores, hábitos e atitudes, com foco na excelência dos resultados e na ecologia pessoal.

Portanto, quando me perguntam “Quem sou eu para educar?”, reconheço que sou uma profissional dedicada, uma líder comprometida com o desenvolvimento humano e uma facilitadora apaixonada por promover a transformação através da educação. Acredito que, por meio das minhas experiências, conhecimentos e valores transmitidos por minha mãe, posso contribuir para um mundo melhor, guiando e inspirando pessoas a descobrirem seus próprios caminhos e potenciais.

E você? Como responderia à pergunta: Quem é você para educar?

Compartilhar boas práticas pedagógicas é essencial para inspirar e capacitar outros educadores, impulsionando o desenvolvimento educacional de forma colaborativa. Faça parte da nossa página de Colunistas.

Orientando

Os comentários estão fechados.

ORIENTANDO QUEM ORIENTA Sociedade Empresária Limitada CNPJ: 44.697.421/0001-99