A PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA APRESENTA O FÓRUM MULTIDISCIPLINAR – DIALOGANDUSS – Educação: Inovações e Ressignificações de uma Pedagoga


PARA QUEM
• Discentes e Docentes do Ensino Médio das Redes Públicas e Privadas, do Curso de Formação de professores e da USS.
• Secretarias Municipais de Educação e Coordenadorias Regionais do Estado


JUSTIFICATIVA
“Pensar a democracia em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política, de compreensão do que ela exige e pode ser”, como alerta Boaventura de Sousa Santos na epígrafe acima e, como pretende Maturana, aceitar a pluralidade do mundo como característica e não como problema, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo. Assim, entendemos que o desafio da educação para a democracia e do desenvolvimento de processos de aprender / ensinar para um mundo plural e igualitário exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos de transformações sucessivas, rápidas e ininterruptas que caracterizam a atualidade.


OBJETIVO
Proporcionar um diálogo das temáticas da atualidade, agora com o tema Educação: Inovações e Ressignificações de uma Pedagoga. Reconhecer a necessidade de diálogo entre modos de aprender/ensinar cotidianamente, dentro/fora do universo acadêmico para a construção de uma sociedade democrática, assim como o reconhecimento e valorização do Profissional da Educação – Pedagogo.


METODOLOGIA
A metodologia proposta será através de conferência abrangendo o tema “Educação: Inovações e Ressignificações de uma Pedagoga” – coma Profª. Graça Santos.


COORDENAÇÃO
Profª Magda Elaine Sayão Capute
SERVIÇO:
FÓRUM MULTIDISCIPLINAR – DIALOGANDUSS
DATA: 25/09/2017
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Auditório da Universidade Severino Sombra (Vassouras/RJ)
TEMA: Educação: Inovações e Ressignificações de uma Pedagoga