Olá pessoal!

Para muitos as férias estão findando, para outros já terminaram, mas sempre há tempo para trocarmos ideias e conhecimentos e hoje falaremos sobre a oratória.

 

Falar em público para muitos é um desafio e a prática é a melhor forma de sermos vencedores nesta empreitada, seja no trabalho, na escola, na faculdade ou em eventos que você foi convidado.  Já ouviram aquele comentário: ele é muito bom fazendo, mas falando é péssimo ou ainda fulano não consegue explicar, passa até mal, assim nunca será promovido para líder…

 

Sabemos que nem todos têm facilidade para falar bem em público, em alguns casos quando o assunto é a oratória, logo aparecem reações indesejadas como: a sudorese, os calafrios, a insônia, entres outros incômodos, porque é de conhecimento geral que o corpo “fala” de acordo com as situações que vivemos no cotidiano.

 

Calma! Existem milhares de pessoas com estes sintomas e hoje vamos ler e refletir sobre 10 ações para você ter sucesso quando for encarar a plateia:

 

  • Conquiste o público: seja educado e natural no início da sua apresentação, deixe os ouvintes encantados e envolvidos com o tema que será abordado.
  • Tenha domínio sobre o conteúdo que você falará: estude o tema. Leia revistas, livros, artigos e assista aos programas que tratem do assunto;
  • Fale claramente: procure treinar a pronúncia das palavras desconhecidas, termos estrangeiros e sobrenomes;
  • Pratique, pois é fundamental: em casa treine como fará a apresentação, o espelho pode ser um grande aliado, ganhe confiança apresentando-se para os familiares e os amigos.
  • Elimine os erros ortográficos: revise o material que será utilizado para a apresentação, não deixe que algum erro no slide ofusque o seu brilho. Lembre-se que você será o centro das atenções durante o evento e nada deve tirar a sua credibilidade. A estrela é você!
  • Local e equipamentos: chegue com antecedência ao local indicado, teste o projetor, o microfone e ajuste a iluminação, se necessário.
  • O tempo: controle o tempo da sua apresentação, fique atento com o tom de voz e com a sua postura, este trio pode te levar ao sucesso ou ao fracasso.
  • Pensamento positivo: se você é educado, autêntico, está preparado e a estrutura local para o evento foi checada. Pronto, respire fundo. Dará tudo certo!
  • Apresentei e quero melhorar: não se preocupe, sempre temos algo para melhorar, então procure livros sobre oratória, cursos e profissionais capacitados que irão lhe orientar como você poderá aprimorar as suas habilidades para falar em público.
  • Feedback é tudo: receba de maneira assertiva e generosa o retorno do público e dos colegas que acompanharam o seu trabalho, com certeza você irá refletir no que foi abordado e terá mais experiência, preparo e segurança para os próximos eventos.

 

 

Compartilhem conosco a experiência que vocês tiveram após ler este artigo.

 

 

Abraços e até logo!

 

Patrícia Vieira

Administradora possui MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Psicologia Organizacional (Centro Universitário Anhanguera de Santo André), educadora do Curso de Gestão Empresarial em Escolas profissionalizantes no ABC Paulista e professora nas disciplinas Estratégia de RH, Gestão de Pessoas, Psicologia Aplicada às Organizações e Teoria Geral da Administração na Faculdade Piaget em Suzano.  Assistente de Gestão de Políticas Públicas na Secretaria Municipal da Saúde/SP. Integrante da equipe técnico-administrativa Coordenação de Gestão de Pessoas Sudeste. Palestrante. Coautora do livro:EducAÇÃO Inovações e Ressignificações.

FanPage: fb.me/propatriciavieira

Email:propatriciavieira@gmail.com