Num dia desses, entre tantas mensagens graciosas, recebi esta de Adriana Tavares,   Pedagoga e Professora de Inclusão na Escola Municipal Sedes – Taubaté/SP

“Querida Graça, amo muito o seu trabalho, a conheci através da Manoela Groh”  (…) Acredito que as coisas acontecem no tempo certo e que a força do pensamento acontece.(…)”

E muitas coisas acontecem… Pois é, uma delas é a sua estreia por aqui como Colunista…Aprecie o seu primeiro texto. Surpreenda-se e inspire-se!

***********************

 

Cuide da sua vida

 

Por quase toda vida, fui coadjuvante da minha própria história.

 

Engrandecia os outros, dava muito valor ao que diziam sobre mim e não reagia. Me vitimizava e colocava a máscara de coitada por tudo que acontecia na minha vida.

 

Porém, o ponto inicial dessa mudança foi quando entrei na faculdade. Meu momento de começar a entender e a praticar o empoderamento na minha vida.

 

Nossa sociedade é cheia de “pré-conceitos” e eu sofria (ainda sofro) por ser mulher, negra, obesa e de classe média baixa.

 

Nesse momento, a faculdade me ajudou muito a enfrentar tudo isso e a não aceitar.  Muitos professores ajudaram, aconselharam e apoiaram em muitos momentos.

 

Essa mulher, negra, obesa e de classe média baixa é formada em pedagogia, tem sua casa própria, trabalha em uma escola municipal de sua cidade, tem uma página social de sucesso, conseguirá fazer sua cirurgia de redução do estomago e não vai parar de realizar os seus sonhos, e de correr atrás.

 

Quero dizer a você: cuide da sua história, não deixe que ninguém escreva por você, tens um legado, pois, nós professores influenciamos nossas crianças. Conquiste seus sonhos, não tem nada maior  do que a realização dos seus desejos.

 

 

Adriana Tavares

Pedagoga e Professora de Inclusão na Escola Municipal Sedes – Taubaté/SP. Criadora da página no facebook “Pedagogas e pedagogos em ação” e do blog “Adri Tava”.